martes, 8 de noviembre de 2011

ESTAS MONJAS PARECEM CRIANÇAS!


Acreditamos que o Lar Santa Monica é conhecido e amado por todos os e as Agostinianos (as) Recoletos (as), Nós como Monjas contemplativas, nosso dever é orar com muita insistência e com muito amor pelas meninas e por todos os que fazem parte do "Lar" assim como por todas as obras sociais da nosso Ordem e por todas as Pastorais e ministérios que a compõem.

Por alguns motivos temos viagens a Fortaleza, e sempre que possível fazemos alguma visita ao Lar, e sempre é uma experiência única de amor, alegria, acolhida... varias das irmãs da nossa comunidade conhecem o Lar, e as que não conhecem tem vontade de conhecer e com as experiências das que tem visitado se acende em nossos corações o amor pelas meninas e por todos os que fazem parte da Família, e assim a oração é mais ardente.

Neste mês de outubro, no dia da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida e dia da Criança aqui, duas monjas agostinianas recoletas, Sor Maria Piedad e Sor Laura Irene, estávamos em Fortaleza, recebemos o convite de passar o dia no Lar Santa Monica e não podíamos dizer "não", no final, nós receberíamos em troca mais do que daríamos.

Nos preparamos para levar para elas uns docinhos. Graziene veio no "moranguinho" (o carro dela) pois estávamos hospedadas com as irmãs do Carmelo, fica bem pertinho do Lar, no mesmo Condomínio; assim que comodamente chegamos a esse belo espaço, depois de cumprimentar as meninas, a Luiza, a Tia Cícera, a Tía Wilka, a Tia Roberta e de brincar um pouco; participamos de um delicioso almoço  preparado pela tia Roberta.

Tudo estava bem: uma visita oficial, bem preparada. Luiza nos levou a conhecer o que não conhecíamos do Lar, e fomos convidadas para conversar um pouco no Parquinho. Tudo estava bem até este momento. As meninas pequenas viram a gente por lá sentadas delicadamente nos balanços... Para lá correram e começamos o " dia das Crianças".  Tiá monja, vem cá!  Tia irmã, sobe comigo no balanço! Tia Monja, não tenhas medo do escorregador eu te pego!  Tia  Monja, pega a bola!

E as tias monjas viveram tal vez o melhor dia  das crianças da vida delas  na espontaneidade, na brincadeira inocente das crianças, e os véus e os hábitos das "Tias Monjas" voavam com o vento e os risos se confundiam com os das crianças, voltamos a nossa infância, e deixamos a imaginação voar e o tempo correr sem dar-nos conta.

Tínhamos pedido para voltar cedo ao Carmelo, mas a alegria contagiante e o carinho puro das meninas não nos deixou sair, nos abraçava com as frágeis mãos e nos segurava pelos laços do amor de um Amor que só pode vir de Deus. Depois das brincadeiras fomos a fazer companhia na hora do banho, a pentear o cabelo das menores, dar uma braço e um elogio as mais velhas.

 Experimentamos nesse dia o Amor Materno que Deus nos concede desde nossa consagração que nos permite não limitar nosso amor a uma família em particular, e sim abrir nosso coração a Família Humana, onde tenha um coração carente e ferido podemos chegar com nossa oração e também com nosso abraço. Partilhamos com Deus o Amor e a Misericórdia, seu Poder e sua Paciência, em nossos frágeis corpos pecadores, mas é isso, que seja Ele que abrace quem acolha quem Ame a todos usando nossas pobres humanidades.


















No hay comentarios: